sábado, 11 de agosto de 2007

Cultura X Cultura de Massa

Cultura X Cultura de Massa

Por: Michel F.M. / Junho de 2007

O processo de transformação da cultura em cultura de massa é reversível, no entanto é necessário um empenho maciço das grandes instituições e empresas para que esse quadro se reverta e isso parece ser algo praticamente impossível em nossa sociedade capitalista. E dessa forma sabemos que as grandes empresas não vão se propor a mudar um sistema tão lucrativo, que gera bilhões em todo o mundo. Os meios de comunicação são alimentados por essa fábrica global que transforma objetos culturais em cultura de massa. Nos dias de hoje podemos ver a exploração mercadológica sob a criatividade individual, o mercado não é mais orientado a partir do artista e de suas obras, mas sim o oposto, o artista gira em torno do que o mercado está exigindo. Não existem mais criações inovadoras, tudo o que vemos em nosso mundo são cópias de feitos anteriores, os quais a indústria cultural se apodera transformando crítica artística em moda. Uma moda que na próxima estação estará ultrapassada e será novamente deixada de lado para que novos objetos da cultura de massa recém saídos do forno tomem seu lugar.
As empresas sabem que estão manipulando e vulgarizando a cultura da pior forma possível, mais como já foi dito a preocupação não é essa mais sim encontrar as mais variadas formas de obtenção de lucro. E essas empresas têm a consciência de que estão contribuindo de maneira substancial para a transformação da cultura em cultura de massa. Esse diagnóstico é preocupante, se pensarmos em escala mundial. Portanto é chegado o momento de apelarmos de forma veemente para os tão gastos valores, que todos em nossa sociedade conhecem, mas só de nome, porque ao que parece ninguém atualmente costuma coloca-los em prática.
A desconsideração dos valores culturais é clara e podemos vê-la acontecendo livremente em nossa sociedade. A preocupação não é com relação às ideologias críticas ou o significado em sua própria essência, mas com o impacto que isso terá mercadologicamente. Será um bom produto ? Atingirá o público da maneira esperada ? Renderá bons lucros ?
Essas são as perguntas feitas pelas grandes empresas todos os dias. O Compositor Beethoven foi apenas mais um alvo da indústria, uma vítima que felizmente teve a sorte de não chegar a ver o que fizeram com inúmeras de suas composições, enlatadas e orientadas para o mercado. A diferença de Beethoven para os objetos de massa, é simples, o compositor foi, é, e sempre será cultura, enquanto os objetos de massa serão outra coisa qualquer, descartada na próxima estação.
Por isso as pessoas precisam acordar para tais fatos, nossa cultura clama desesperadamente por respeito e preservação, nós necessitamos de mais pessoas que criem e conservem a cultura, para que no futuro nossos filhos saibam o que seus antepassados fizeram de bom, porque a única coisa importante que realmente podemos deixar para nossos descendentes são nossos bens criativos e culturais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrível esse texto brother, parabéns

Related Posts with Thumbnails